Carreira

Ruben Berta, 43 anos, foi formado em jornalismo na UniverCidade em 1999. Antes, cursou por dois anos administração na UFRJ. Não frequentou Harvard.

Setembro de 1999-janeiro de 2017

Ingressou no fim de 1999 como estagiário no jornal O Globo, onde passou 17 anos. Passou por editorias como Rio, Jornal de Bairros, Nacional e também foi repórter especial.

Em 2005, foi vencedor do Prêmio Sociedad Para Todos com a reportagem “A Dinastia das Ruas”. O caderno especial, que também foi finalista dos prêmios Esso e Caixa, contou a história da gravidez de uma moradora de rua na cidade do Rio.

Em 2006, recebeu o Prêmio Embratel de Jornalismo, na categoria Regional Sudeste, ao lado de Paulo Marqueiro e Selma Schmidt, com a série de reportagens “As lições dos Cieps“.

Seguiu trilhando o caminho do jornalismo investigativo, com reportagens de longa apuração, como “Dimenor, os adultos de hoje“, trabalho de mais de seis meses, realizado em 2007 em parceria com Natanael Damasceno e Vera Araújo. A série foi finalista do Prêmio Embratel, exatamente na categoria jornalismo investigativo.

Em 2010, ao lado de Antônio Werneck e Sérgio Ramalho, fez a série de reportagens “O X da Questão”, abordando o impacto da violência em escolas públicas do Rio. O trabalho foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo.

Nos anos seguintes, especializou-se na cobertura do poder no Estado do Rio, com reportagens de destaque envolvendo personagens da política.

Fevereiro de 2017-maio de 2018

No início de 2017, começou a publicar o Blog do Berta, ainda com o nome Ruben Berta em Alerta. Praticamente interrompeu as postagens no blog durante o período em que atuou como editor e repórter no site The Intercept Brasil (junho de 2017 a abril de 2018). Alguns exemplos de trabalhos:

https://theintercept.com/2017/09/07/prefeitura-do-rio-faz-convenio-com-banco-ligado-a-edir-macedo/

https://theintercept.com/2017/10/09/enquanto-demite-em-massa-senac-rj-investe-em-publicidade-e-palestras-de-jornalistas-do-grupo-globo/

https://theintercept.com/2017/08/02/grafico-interativo-mostra-os-votos-dos-deputados-e-os-valores-das-emendas-liberadas/

Agosto de 2018-novembro de 2018

Com as atividades do blog suspensas, participou da equipe de assessoria de comunicação da candidatura de Eduardo Paes ao governo do Rio.

Janeiro de 2019

Retomou o blogdoberta.com, com a proposta de fazer jornalismo independente, voltado para a cobertura dos principais personagens do poder no Estado do Rio.