Ruben Berta, 46 anos, foi formado em jornalismo na UniverCidade em 1999. Antes, cursou por dois anos administração na UFRJ. Não frequentou Harvard.
Setembro de 1999-janeiro de 2017
Ingressou no fim de 1999 como estagiário no jornal O Globo, onde passou 17 anos. Passou por editorias como Rio, Jornal de Bairros, Nacional e também foi repórter especial.
Em 2005, foi vencedor do Prêmio Sociedad Para Todos com a reportagem “A Dinastia das Ruas”. O caderno especial, que também foi finalista dos prêmios Esso e Caixa, contou a história da gravidez de uma moradora de rua na cidade do Rio.
Em 2006, recebeu o Prêmio Embratel de Jornalismo, na categoria Regional Sudeste, ao lado de Paulo Marqueiro e Selma Schmidt, com a série de reportagens “As lições dos Cieps“.
Seguiu trilhando o caminho do jornalismo investigativo, com reportagens de longa apuração, como “Dimenor, os adultos de hoje“, trabalho de mais de seis meses, realizado em 2007 em parceria com Natanael Damasceno e Vera Araújo. A série foi finalista do Prêmio Embratel, exatamente na categoria jornalismo investigativo.
Em 2010, ao lado de Antônio Werneck e Sérgio Ramalho, fez a série de reportagens “O X da Questão”, abordando o impacto da violência em escolas públicas do Rio. O trabalho foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo.
Nos anos seguintes, especializou-se na cobertura do poder no Estado do Rio, com reportagens de destaque envolvendo personagens da política.
Fevereiro de 2017-maio de 2018
No início de 2017, começou a publicar o Blog do Berta, ainda com o nome Ruben Berta em Alerta. Praticamente interrompeu as postagens no blog durante o período em que atuou como editor e repórter no site The Intercept Brasil (junho de 2017 a abril de 2018). Alguns exemplos de trabalhos:
https://theintercept.com/2017/09/07/prefeitura-do-rio-faz-convenio-com-banco-ligado-a-edir-macedo/
Agosto de 2018-novembro de 2018
Com as atividades do blog suspensas, participou da equipe de assessoria de comunicação da candidatura de Eduardo Paes ao governo do Rio.
Janeiro de 2019
Retomou o blogdoberta.com, com a proposta de fazer jornalismo investigativo, voltado para a cobertura dos principais personagens do poder no Estado do Rio.
Novembro de 2020
Com a cobertura sobre a crise na Saúde no Estado do Rio durante a pandemia, publicada no blogdoberta.com, foi o vencedor da 9ª edição do Prêmio Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos.
Julho de 2021
Com as atividades do blog interrompidas, passou a atuar como jornalista do UOL no Rio de Janeiro.