
Na semana passada, este humilde blog falou um pouco sobre o quanto a Infoglobo – empresa que administra o jornal O Globo, maior impresso do Rio – faturou durante a gestão de Eduardo Paes, realizando eventos com o apoio financeiro da prefeitura. Terminei aquele post me perguntando sobre como as coisas iriam ficar sob a gestão de Marcelo Crivella. Este fim de semana pode ter surgido uma pista.
Em meio a cosplay e afins, o prefeito prestigiou o evento “Geek & Game Rio Festival 2017”, no Riocentro. Sua presença não foi recebida exatamente com unanimidade entre os nerds, mas ele não se fez de rogado e chegou inclusive a subir no palco para um breve discurso, acompanhado de sua secretária de Desenvolvimento, Clarissa Garotinho.
Não consegui chegar a valores – e confesso que nem sei se existiram -. mas na lista de apoio ao evento aparecem a Riotur, a Secretaria municipal de Desenvolvimento e a própria prefeitura do Rio. E quem foi a principal patrocinadora, chamada de diamante? A Record TV. Sim, a emissora do bispo Macedo, tio de Crivella.
Para bom entendedor, podíamos parar por aí. Mas temos que lembrar que o universo dos games é bastante próximo da família Crivella. Seu filho Marcelinho fez fortuna com a escola de games Seven, do qual foi sócio durante anos. Atualmente, a empresa é chamada Redzero. Entre os expositores do festival geek, estava a Escola de Informática Zion, com sede na Região Metropolitana do Rio, e que conta com diversos profissionais oriundos da Seven.
No evento deste fim de semana, a Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu a final de um concurso de games, que ajudou a lançar um curso de design digital, que começa a ser oferecido nas Naves do Conhecimento.
Este mês, a Infoglobo promove o evento Veste Rio, de moda, mas sem o apoio que teve da prefeitura do Rio no ano passado.
Ao que tudo indica, o jogo está virando.