Mais um passo para a instalação da Árvore de Natal da Lagoa foi dado nesta segunda (11). O governo estadual assinou um termo de autorização de uso de parte de uma área na Avenida Borges de Medeiros com a empresa Backstage Empreendimentos para a montagem, lançamento, manutenção e desmontagem da atração.
De acordo com documentos que constam do processo administrativo que embasou o contrato, as negociações para o uso do espaço começaram em meados de setembro. Inicialmente, havia sido estipulado um valor de R$ 140 mil para o aluguel. O acordo final, porém, prevê o pagamento de R$ 121 mil. O espaço pertence à Coordenação de Operações Aéreas (COE), subordinada ao gabinete de segurança institucional do estado.
O contrato reforça a informação dada pelo jornal O Globo de que haverá mesmo a Árvore de Natal da Lagoa este ano. Em 2016 e 2017, não houve a instalação por falta de patrocinadores que quisessem bancar o espetáculo.
Montagem começaria em setembro
Os documentos que constam do processo mostram que a empresa tinha a intenção inicial de começar os trabalhos de montagem no dia 30 de setembro. O espaço seria entregue de volta ao estado em 16 de fevereiro.
Mas o cronograma mais recente de instalação, que consta de uma minuta publicada internamente no dia 1º de novembro, fala em utilização da área entre o dia 30 de outubro e o fim de fevereiro. Segundo o Globo, balsas de sustentação já estão posicionadas desde a semana passada na Lagoa. O contrato acabou sendo assinado no último dia 8 e publicado hoje (11), o que pode ter tornado ainda mais apertado o cronograma.

A área total que será utilizada pela Backstage será de cerca de 2,2 mil metros quadrados. Pelo contrato, o pagamento integral do aluguel ao estado deverá ser feito em até dez dias antes do término do uso do espaço.
Mais de 20 anos
A Árvore de Natal da Lagoa foi inaugurada no Rio de Janeiro em 1996 e durou até 2015 com o patrocínio da Bradesco Seguros. No ano passado, voltou, depois de dois anos, com o apoio principal da Petrobras. A atração divide opiniões: há os que consideram uma boa iniciativa para o turismo da cidade; outros reclamam principalmente dos impactos no trânsito.
O prefeito Marcelo Crivella chegou a demonstrar a intenção de busca de um patrocínio para a concretização da iniciativa, mas a ideia não foi para frente. Não foram divulgados os detalhes sobre os patrocinadores deste ano.
*Foto em destaque: Árvore de Natal da Lagoa, em 2011 / Leandro Neumann Ciuffo