Helio Bolsonaro nomeia lutador de jiu-jitsu que espancou vizinho em Rondônia

Deputado federal mais votado no Rio de Janeiro nas eleições do ano passado, o subtenente do Exército Helio Fernando Barbosa Lopes, conhecido como Helio Negão ou Helio Bolsonaro, nomeou em seu gabinete, nesta terça (5), um lutador de jiu-jitsu que teve seu histórico recente marcado por um ato de violência, em Porto Velho, capital de Rondônia.

Um vídeo divulgado em julho de 2016 pela imprensa local mostra Jackson Balthazar de Arruda Câmara espancando o servidor do Tribunal de Justiça Renan da Silva Barbosa após uma discussão durante uma reunião de condomínio sobre questões financeiras. As imagens são fortes: descontrolado, Jackson agride o vizinho com vários socos. Renan não reage. Ele apenas pega o celular para tentar fazer uma ligação enquanto o sangue escorre de seu rosto. Veja o momento da agressão, divulgado à época pelo jornal Tudo Rondônia:

Segundo reportagens publicadas pela imprensa local, Jackson chegou a ser levado para a delegacia. O homem agredido teve diversos ferimentos no rosto.

O lutador é o atual presidente da Federação de Jiu-Jitsu de Rondônia. No Facebook e no Instagram, Jackson compartilha fotos de eventos de que participa, inclusive como árbitro. Ele também remete a projetos sociais que apoia. Carioca, é ligado à academia Gracie Barra. Em seu Twitter, as postagens recentes são basicamente elogios a Jair Bolsonaro e ao deputado Hélio. O blog não localizou nenhuma referência pública sobre a agressão em suas redes sociais.

Assim como Hélio, seu chefe na Câmara, Jackson também é militar do Exército, só que terceiro-sargento reformado desde 2017. No ano passado, o lutador teve o cargo comissionado de assessor de processamentos de dados da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos do governo de Rondônia entre os meses de julho e outubro.

O lutador também assinou em 20 de setembro do ano passado um contrato para lecionar economia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, com carga horária prevista de 40 horas semanais. Segundo o extrato do contrato, publicado em Diário Oficial, a vigência do trabalho seria até 4 de março deste ano. De acordo com o portal da transparência do governo federal, em dezembro, ele recebeu R$ 13,8 mil líquidos pelo serviço.

De desconhecido a mais votado

Figura inexpresiva na política até bem pouco tempo – teve apenas 480 votos quando tentou se eleger vereador em Nova Iguaçu, em 2016 -, Helio Lopes se tornou um fenômeno na política graças à proximidade com o presidente Jair Bolsonaro e sua família. Os dois se conhecem do Exército há mais de 20 anos. Não à toa, o deputado pôde usar o sobrenome de Bolsonaro na campanha, o que o impulsionou para os 345 mil votos conquistados.

O blog não conseguiu contato com os citados no post, mas, como sempre, segue de portas abertas para qualquer esclarecimento.

*Foto em destaque: O presidente Jair Bolsonaro sorri ao lado de Helio durante a campanha / Crédito: Reprodução

Deixe uma resposta