A Secretaria municipal de Envelhecimento Saudável da prefeitura do Rio publicou nesta quarta (30) um contrato de R$ 919,3 mil para a realização de shows do humorista André Lucas em eventos voltados para idosos na cidade. O comediante é filho de Chico Anysio e ficou conhecido na década de 1990 pelo personagem Seu Aranha, o “Puliça” da Escolinha do Professor Raimundo.
A contratação foi feita sem licitação, sob a justificativa de que André Lucas é “profissional consagrado pela opinião pública”. A Secretaria de Envelhecimento Saudável afirmou que estão previstas 22 apresentações por mês, que serão realizadas em diversos bairros do município. A pasta disse ainda que “juridicamente, não há nenhuma ilegalidade no contrato”. (íntegra das respostas no fim do texto)
A vereadora Teresa Bergher (PSDB) irá fazer um requerimento de informações à prefeitura para saber detalhes sobre as apresentações e também enviará ao Tribunal de Contas do Município (TCM) uma solicitação para que a despesa seja verificada na próxima inspeção que a Corte realizar na pasta.
Vizinho ou não vizinho? Eis a questão
A Secretaria de Envelhecimento Saudável vinha tendo à frente desde julho deste ano o vereador Felipe Michel (PSDB), que reassumiu suas funções na Câmara esta semana, com o objetivo de apoiar o prefeito Marcelo Crivella nas votações da Casa.
Michel havia assumido o cargo no Executivo após votar contra o impeachment de Crivella. Com seu retorno à Câmara, a situação não se modificou muito na pasta. Agora, quem está no comando é o ex-subsecretário Tiago Almeida da Silva. Ele acompanha há bastante tempo o vereador, tendo sido inclusive assessor-chefe de seu gabinete no Legislativo.
O humorista André Lucas já vinha realizando shows para os idosos quando Felipe Michel era secretário. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Envelhecimento Saudável, foram feitas quatro apresentações, sem custos para os cofres públicos.
O curioso é que uma reportagem publicada no próprio site da prefeitura, em agosto passado, afirma que o então secretário é “vizinho do ator desde jovem”. Nesta quarta, a assessoria de imprensa da pasta disse que “o ex-secretário Felipe Michel nunca foi vizinho do humorista”.

Apresentações de uma hora
O contrato publicado nesta quarta prevê que as apresentações serão realizadas como parte de um projeto de cultura itinerante chamado Nova Idade, voltado para idosos.
Segundo a Secretaria de Envelhecimento Saudável, “para garantir a regularidade desta contratação direta (sem licitação), existem três requisitos que devem ser respeitados, além da inviabilidade de competição: que o objeto da contratação seja o serviço de um artista profissional; que seja feita diretamente ou por meio de empresário exclusivo; e que o contratado seja consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública”. “É o caso do artista em questão”, afirmou a assessoria de imprensa da pasta.
Os espetáculos têm duração média de uma hora e o humorista interpreta personagens que marcaram a carreira do pai, Chico Anysio.
“Este projeto busca garantir uma melhor qualidade de vida para a população idosa do município do Rio, que necessita de políticas públicas que promovam um envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável, por meio de ofertas de ambientes e de serviços mais amigáveis às pessoas idosas, conforme preconizado no Estatuto do Idoso”, concluiu a assessoria da secretaria.
O blog tentou contato com André Lucas, mas não obteve sucesso. O espaço segue aberto para que o ator se pronuncie.
*Foto em destaque: O humorista André Lucas, em apresentação para idosos / Paulo Sérgio / Divulgação / Prefeitura do Rio