Coronavírus: Estado do RJ faz campanha publicitária pela reabertura consciente

Estado do RJ transfere R$ 3 milhões da Saúde para publicidade de ‘reabertura consciente’

Longe de ser uma unanimidade entre especialistas, a retomada das atividades no Estado do Rio de Janeiro já tem recursos públicos de publicidade garantidos. Esta semana, uma resolução publicada em Diário Oficial transferiu R$ 3 milhões do Fundo Estadual de Saúde para a Subsecretaria de Comunicação Social da gestão Witzel aplicar numa campanha de propaganda cujo principal foco é a “reabertura consciente“.

A curiosidade é que, como o trâmite da liberação dos recursos começou no fim de abril e só terminou no início deste mês, o foco da campanha virou de cabeça para baixo. Inicialmente, o lema principal era “escolha achatar a curva”. Esse inclusive foi o slogan publicado esta semana no Diário Oficial. A Subsecretaria de Comunicação informou, no entanto, que houve a mudança para a “reabertura consciente”.

A pasta estava apenas esperando uma decisão da Justiça que confirmasse a validade do decreto do governador que afrouxou as regras de quarentena – o que aconteceu nesta terça (9) – para que os recursos começassem a ser aplicados.

A ideia é que haja divulgação em capas falsas de jornal. Além disso, também foi produzido um vídeo para a divulgação da Central de Atendimento 160, criada pelo estado para esclarecer dúvidas a respeito do coronavírus.

Paciência

A comparação entre as capas produzidas pela agência Binder revela a disparidade entre a campanha que foi inicialmente planejada e a que efetivamente será usada pelo governo. Ambas, porém, fazem um jogo de palavras com “ciência”.

Na primeira versão, a recomendação era que a “impaciência” desse lugar à “paciência”, reforçando a necessidade de ficar em casa para que a curva de contágio da Covid-19 fosse achatada.

“O coronavírus é uma realidade no nosso estado. Ele continua infectando as pessoas e causando transtornos na vida de todos nós. Não estamos aqui para esconder essa realidade de ninguém, mas para mostrar que a ciência e a sua paciência podem fazer toda a diferença nesse momento que estamos vivendo”, dizia um trecho da peça publicitária.

Também havia sido incluído um gráfico mostrando como a quantidade de registros tendia a crescer com e sem as medidas de isolamento social.

Consciência

Na versão atual, “paciência” se transformou em “consciência”.

“A vida vai voltar ao normal. Mas a batalha contra o coronavírus não acabou. O governo do estado do Rio de Janeiro continua trabalhando para que você fique seguro. Por isso, é tão importante que o retorno das atividades seja feito com responsabilidade”, diz a peça atualmente válida.

Uma diferença importante na versão atual é que foi retirado o gráfico que mostrava o achatamento da curva com as medidas de isolamento social. Atualmente, o estado ainda tem curva ascendente. A ocupação de leitos de UTI nesta quinta (11) estava em 89%. Somente nas últimas 24 horas tinham sido registrados 1.402 novos casos da doença, com 225 óbitos.

Dos hospitais de campanha prometidos pelo governo estadual, apenas o do Maracanã já recebe pacientes. Nesta quinta, em entrevista ao RJ-TV, Wilson Witzel afirmou que as unidades ainda não inauguradas podem ser usadas para cirurgias eletivas.

Filas nos shoppings

O decreto que relaxou a quarentena no estado foi publicado pelo governador Wilson Witzel no fim da semana passada, em edição extra do Diário Oficial. Entre as atividades permitidas, estão jogos de futebol sem público, esportes individuais ao ar livre, cultos em igrejas respeitando a distância mínima de um metro e abertura de shopping-centers, com limitação de 50% da capacidade.

A decisão final, porém, passa pelas prefeituras. Na capital, a gestão Crivella inicialmente só iria permitir a reabertura de shoppings no meio da semana que vem. A decisão acabou sendo revista e, durante o feriado, houve filas em diversos estabelecimentos.

*Foto em destaque: Imagem ilustrativa de coronavírus / CDC / Pexels

Deixe uma resposta