Gestora do Cheque Cidadão de Garotinho é nomeada por Witzel

O governador do Rio, Wilson Witzel, nomeou nesta terça (21), para o cargo de assessora-chefe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Roberta de Paula Oliveira Moura. Ela foi gestora de contrato do programa Cheque Cidadão, em Campos dos Goytacazes, durante a gestão de Rosinha Garotinho.

Nomeação de Roberta Moura, publicada em 2014, no Diário Oficial de Campos

Roberta Moura, como é conhecida, foi candidata a vereadora pelo PR em Campos em 2016, e acabou sendo alvo de uma ação de investigação judicial eleitoral, por abuso de poder econômico, que culminou com a cassação de seu diploma de suplente, além de oito anos de inelegibilidade.

Ela recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a decisão, mas, em agosto de 2018, a corte negou o agravo interposto por Roberta. A ação foi baseada na Operação Chequinho, que investigou exatamente o uso do benefício social para que candidatos captassem votos nas eleições de 2016.

Citada em ação contra Garotinho

O nome de Roberta Moura aparece sete vezes na peça que deu início à ação penal do Ministério Público Eleitoral contra o ex-governador Anthony Garotinho. Em 2017, ele chegou a ser preso enquanto apresentava um programa de rádio, em decorrência de acusações de uso político do Cheque Cidadão, na gestão da mulher Rosinha.

Uma das testemunhas citadas pelo MP Eleitoral, Zenaide Rosa afirmou, em depoimento prestado em setembro de 2016:

“Em julho deste ano (2016) recebeu a visita de uma vizinha que informou à declarante que na casa de uma outra vizinha, chamada SETE, estava fazendo o ‘chequinho’; (…) Que na casa de SETE estavam muitos vizinhos, querendo o ‘chequinho’; Que também estavam na casa de SETE a candidata ROBERTA MOURA (…); QUE ROBERTA MOURA pediu o voto para ela e para o candidato CHICÃO a todos em troca do ‘chequinho'”

Vereadora por poucos dias

Em maio de 2017, Roberta Moura, que teve pouco mais de mil votos nas eleições de 2016, chegou a assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores de Campos. Outros eleitos à frente dela também haviam sido citados e condenados em decorrência da Operação Chequinho. O mandato, porém, durou cerca de 15 dias, já que ela própria foi condenada pelo TRE-RJ, sentença que foi confirmada posteriormente pelo TSE.

Em 2015, enquanto Anthony Garotinho era secretário de Governo de Rosinha, Roberta Moura foi diretora de Transferência de Renda, cargo-chave para a concessão do Cheque Cidadão.

*Foto em destaque: Roberta Moura (à direita) participa de apresentação do Cheque Cidadão com Anthony Garotinho, em fevereiro de 2015 / Divulgação / Gerson Gomes / Prefeitura de Campos

Deixe uma resposta