Sai pastor, entra ginecologista para cuidar da pesca no Estado do Rio

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio (Fiperj) ganhou nesta segunda (21) um novo presidente: o ginecologista Raphael Riodades de Mendonça. Sim, o órgão do governo Witzel responsável pelo desenvolvimento das atividades de pesca no território fluminense passa a ser dirigido por um médico. E quem deixa o cargo é o pastor evangélico, ligado à Igreja Universal, Francisco Vicenildo Medeiros.

As inusitadas escolhas para a fundação são resultado do loteamento político promovido pelo governador. Desde o início de sua gestão, Wilson Witzel tinha à frente da Secretaria de Agricultura o ex-senador Eduardo Lopes, do Republicanos (antigo PRB), partido do prefeito do Rio Marcelo Crivella. Subordinada à pasta, a Fiperj tinha então o pastor ligado à Universal como presidente.

Agora, quem está no comando da Agricultura é o PP, do ex-governador Francisco Dornelles. O secretário é o ex-deputado Marcelo Queiroz, que anteriormente estava à frente do Meio Ambiente na Prefeitura do Rio. Com sua chegada, foi nomeado o ginecologista Raphael Riodades.

Indicação de deputado

Fontes ouvidas pelo blog apontaram que o médico teria sido indicação do deputado federal Luiz Antônio Teixeira Júnior, o Dr. Luizinho, também do PP, que já foi secretário de Saúde de Luiz Fernando Pezão. A assessoria de imprensa do parlamentar afirmou que “o Dr. Rafael foi um nome sugerido pelo partido ao governador pela altíssima qualificação que tem, que inclui a direção do Hospital Estadual Alberto Torres (em São Gonçalo), uma das unidades mais bem avaliadas do Estado do Rio de Janeiro”.

A assessoria de Luizinho também enviou um currículo do novo presidente da Fiperj, que “fala por si só”. Ele se formou em medicina na UFF na década de 1990 e fez especializações, todas na área de Saúde. Além de diretor do Alberto Torres, também passou pela gestão do Hospital Estadual João Baptista Cáffaro, em Itaboraí, e do Azevedo Lima, em Niterói.

Não há qualquer referência à pesca em seu currículo.

A Secretaria de Agricultura foi procurada para explicar os motivos da nomeação de um ginecologista para presidir a Fiperj, mas não houve retorno.

Conselheiro de instituto

De acordo com o Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde do Datasus, constava, no mês de setembro, em nome de Raphael Riodades uma carga horária de 44 horas em três unidades. Quatro horas no Alberto Torres, 20 no João Baptista Cáffaro e 20 em um consultório particular em São Gonçalo.

O ginecologista também é um dos membros do conselho do Instituto Vital Brazil. A estatal do governo estadual é um dos laboratórios oficiais existentes no país, que produz soros, medicamentos, além de realizar estudos e pesquisas farmacêuticas.

De acordo com o Portal da Transparência do Estado do Rio, sua remuneração foi de pouco mais de R$ 2 mil em setembro.

Em fevereiro deste ano, o médico recebeu o título de cidadão de São Pedro da Aldeia, por sugestão da vereadora Beatriz Soares Gomes Leite, a Bia de Guga, do MDB.

Raphael Riodades também seria ligado à ex-deputada Graça Matos, que fez carreira política em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

Pastor segue na fundação

O uso político da Fiperj desagrada boa parte dos servidores da fundação desde o início do governo. Com o pastor Vicenildo Medeiros no comando, o também pastor Helvio Costa de Oliveira Telles, da Assembleia de Deus, se consolidou como um dos homens fortes na instituição.

Em julho, o blog mostrou que Helvio assinou um convênio com a Faculdade Cristã do Brasil, da qual se apresentava como reitor, para a realização de um curso de aquicultura da Fiperj.

Já em agosto, o blog revelou que o pastor articulou um projeto milionário da Fiperj com o Instituto Cooperar, entidade ligada a ele próprio.

Apesar de Vicenildo ter sido exonerado, até esta segunda, Helvio continuava nomeado na fundação, no cargo de diretor de Pesquisa e Produção.

Também nesta segunda, o Republicanos ganhou oficialmente um novo secretário no governo Witzel: o de Trabalho e Renda, com Jorge Gonçalves.

*Foto em destaque: Imagem ilustrativa de pesca / Oziel Gómez

Deixe uma resposta